Notícias

PEPPOL

Troque documentos eletrónicos através da rede PEPPOL.

O que é PEPPOL?

A rede Pan-European Public Procurement Online (PEPPOL) permite que os parceiros comerciais em toda a Europa troquem documentos eletrónicos através da rede PEPPOL. Os documentos que podem ser processados com isso incluem pedidos eletrónicos, notas de remessa, faturas, contratos e muito mais. Através dos pontos de acesso, compradores e fornecedores podem se conectar a todos os usuários da rede PEPPOL. Por exemplo, os utilizadores podem- se conectar ao sistema uma vez, enviar e receber faturas internacionalmente e fazer pedidos de compra e propostas.

A PEPPOL consiste em algumas normas que permitem a contratação eletrónica transfronteiriça. Uma estrutura de contrato de propriedade da OpenPEPPOL regula o seu uso. Embora a rede não seja uma plataforma de eProcurement, oferece uma gama de especificações técnicas que podem ser implementadas nos sistemas financeiros e ERP existentes.

OpenPEPPOL oferece um canal com protocolos fixos e é legalmente compatível internacionalmente. Isso permite que as empresas faturem internacionalmente e troquem pedidos. Cada vez mais agências governamentais e países também estão usando a rede para licitações e envio e receção de faturas. Muitos governos na Europa já utilizam o sistema, e vários países tornaram o canal obrigatório para poder faturar ao governo.

E-invoicing e PEPPOL

Guardar, enviar e receber documentos financeiros tem vários regulamentos e normas, especialmente internacionais. Esses regulamentos foram padronizados no chamado “PEPPOL BIS” (Especificações de Interoperabilidade Empresarial). Se usa faturação eletrónica ou uma plataforma de entrega eletrónica, é fácil cumprir esses padrões e leis.